quarta-feira, 1 de agosto de 2012

[SAÚDE] Saiba o que fazer para amenizar a dor da cãibra


 Foto: Getty Images
As cãibras geralmente pegam as pessoas de surpresa e causam desconforto e dor. Caracterizadas por contrações involuntárias nos músculos, geralmente somem espontaneamente. Entre as causas mais comuns estão tensão e estresse, fadiga muscular, exercícios intensos, gravidez, alcoolismo, problemas renais, reumatismo e outros.

A dor é grande e parece que dura uma eternidade, mas, segundo Renato Raad, ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, as cãibras podem ser solucionadas de forma simples. "Massagens no local e alongamentos podem aumentar a sensação de alívio", explica. Ele acrescenta que medicamentos e compressas também podem ajudar neste sentido. "Analgésicos e compressas frias, nas primeiras 24 e 72 horas do início da dor, e compressas mornas, após 72h do início da dor, massagens leves e fisioterapia, principalmente com exercícios de alongamento, costumam resolver na maioria dos casos", reforça.

No momento da dor, o melhor a fazer é evitar realizar atividades físicas aeróbicas ou com peso. No dia-a-dia, cuidar do corpo também é uma forma de amenizar o quadro. "Manter a qualidade do sono e utilizar técnicas para reduzir o estresse, como a ioga e a meditação, também são ferramentas valiosas para evitar a dor".

Apesar de ser um problema simples, é preciso procurar avaliação médica se a dor persistir por mais de três dias, não possuir causa óbvia ou apresentar sinais de infecção, como inchaço ou vermelhidão, urticária, vômito, falta de ar, febre ou dor intensa. Caso a cãibra esteja associada ao início ou aumento da dose de medicamentos ou o paciente apresentar algum tipo de problema na circulação sanguínea na área afetada, a consulta médica também é imprescindível.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Photobucket Photobucket

Blogger news

Blogroll

About